Buscar
  • Luiz Carlos - LC

Avaliar a Marca para a Gestão Estratégica

Atualizado: Abr 26



Muitos acreditam que avaliar uma marca é apenas obter um valor mercadológico para uma transação comercial qualquer, na maioria dos casos estão certos, “no meu caso definitivamente não”.

É claro que também obtenho um valor, mas além disso apuro um conjunto de novas informações extremamente estratégicas, que não só justificam plenamente o valor calculado como traz uma nova luz à gestão das empresas, sem recorrer as onerosas pesquisas de mercado.


"Minha avaliação implica em mensurar a representatividade da marca no negócio, ou seja, conhecer o quanto ela (marca) é responsável pelo potencial de negócio que gera ou possa gerar para a empresa, sempre filtrando os resultados oriundos de más administrações".

E são estes conhecimentos atrelados ao valor obtido que abrem as portas para que as ações de marketing aconteçam na sua plenitude, maximizando os resultados a curto, médio e longo prazo.


Portanto não se trata apenas de conhecer um valor para uma transação comercial qualquer, ou mesmo um valor para obter uma vantagem tributária como muitos pensam e fazem, é muito mais que isto, é a possibilidade de se fazer algo novo, uma “administração operacional e estratégica do negócio pela marca”.


Mas o que isto de fato proporciona?


Proporciona “oferecer mais valor ao cliente e colher o máximo de lucro para a empresa”, são reais vantagens competitivas que aumentam a lucratividade líquida e fidelizam ainda mais os clientes.

Como faço?


Conhecendo o valor da marca e onde a gestão do negócio está acertando e errando planejo as ações estratégicas a serem realizadas, posteriormente atuo com a ©LC Precificação Estratégica Pró-Ativa tanto nos processos (internos e externos) quanto nos preços dos produtos.


Assim a empresa consegue: “ofertar mais valor ao cliente, obter a Excelência em Produtividade, maximizar a lucratividade e valorizar a marca”.


Portanto minha avaliação da marca também respeita, promove e facilita a sinergia entre as quatro ciências: Administração, Economia, Engenharia e Marketing, assim como o fazem nossas outras soluções: o ©LC Custeio Gerencial e a ©LC Precificação Estratégica Pró-Ativa.


"Atuar principalmente nas operações fundamentais das empresas, é um algo novo estratégico para que os resultados superiores aconteçam”.

Luiz Carlos Freire Cimatti

LC Consultorias e Rep. Com. Ltda.


55 visualizações