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  • Luiz Carlos - LC

Precificação estratégica é fundamental para maximização dos lucros

Atualizado: Abr 23

Saiu no site “Administradores. com” em 10/11/2010

Precificação estratégica é fundamental para maximização dos lucros


Reconhecer a importância de se ter boas estratégias e entender que a precificação deve representar os objetivos da organização podem refletir sobre a forma como as empresas se estruturam.


Métodos proporcionam conhecimento minucioso do negócio e torna a administração mais eficaz.


O maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. Entretanto, para que isso aconteça de forma precisa e correta é necessário precificar estrategicamente e assim obter a maior remuneração possível sobre o capital investido, ou seja, maximizar o lucro.


O fato é que não ter estratégias de precificação significa abdicar-se de uma maior lucratividade. Porém, poucos empreendedores sabem precificar de maneira correta seus produtos e serviços e outros acabam utilizando sistemas de custeio e precificação incompletos, portanto, ineficientes.


Reconhecer a importância de se ter boas estratégias e entender que a precificação deve representar os objetivos da organização podem refletir sobre a forma como as empresas se estruturam.


No entanto, há uma diferença entre a precificação convencional e a estratégica, enquanto uma apenas reage às condições do mercado a outra procura gerenciá-las de forma a antecipar-se aos fatos e superar as expectativas iniciais.


“Em qualquer negócio quando o administrador necessita formar seus preços vendas é o momento de utilizar a precificação estratégica e o passo inicial é montar sistemas gerenciais: de custeio, de precificação e de informações estratégicas”, explica Luiz Carlos Freire Cimatti, sócio diretor da LC Consultorias, especializada em precificação estratégica.


Os métodos criados por Cimatti traduzem a realidade do negócio e fornecem os indicadores gerenciais.


Sensíveis às variações nas demandas, os sistemas funcionam em sintonia e refletem todos os processos envolvidos (administração, economia, engenharia e marketing), além de permitir a realização de simulações. “Com estes sistemas implantados e funcionando, mais o plano de marketing definido, o passo seguinte é fazer as reuniões de precificação estratégica, onde se simulam proativamente as reais condições do negócio diante das várias possibilidades que o mercado permite, a fim de obter os melhores preços individuais e do mix de produtos”, diz Cimatti.


Para o sócio diretor da LC Consultorias, ter ações de precificação estratégica é fundamental para o êxito de qualquer negócio independente de seu porte, ou seja, a implantação dos métodos está totalmente ao alcance de pequenas e médias empresas. “A principal vantagem é obter a maior lucratividade por item e por mix de produtos, a outra vantagem é a de proporcionar um conhecimento ainda mais minucioso do negócio que tornará a administração mais eficaz” ressalta.


Assim, com um bom sistema de precificação estratégico é possível que as empresas alcancem resultados ainda melhores com a maximização do lucro esperado.


O maior conhecimento do negócio trará como conseqüência uma valorização da marca, e sem dúvida ela é o maior patrimônio que uma empresa possui.


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